Promoção da Saúde nas Escolas

Projetos de Educação Alimentar

Este projeto baseia-se na utilização da metodologia da Educação pelos Pares, no pressuposto de que é a metodologia mais adequada quando se aposta em estratégias de prevenção ou se pretende promover determinados hábitos em crianças e jovens.

Desenrola-se em três fases essenciais: uma primeira fase em que são formados alunos do 3º ciclo e durante a qual são organizadas brigadas de jovens voluntários; uma segunda fase em que estas brigadas recebem formação específica no Centro de Educação Alimentar Vitamimos (Jardim da Quinta da Alagoa), através de workshops de confeção de refeições ligeiras e snacks saudáveis; e finalmente uma terceira fase que que estas brigadas dinamizam sessões junto dos seus colegas do 1º ciclo, em contexto escolar e com o apoio dos professores coordenadores de saúde.

Destina-se aos alunos do 1º e 3º ciclo.

O Programa MUN-SI é um projeto de intervenção comunitária, dirigido a toda a Comunidade Educativa, dos Agrupamentos de Escolas do  município de Cascais, tendo como população alvo os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. O MUN-SI é um programa desenvolvido através de uma abordagem compreensiva e multidisciplinar que pretende construir um modelo ecológico comunitário e sustentável.

Este programa atua em seis áreas: “Escola Saudável”, “Família”, “Cidade Ativa”, “Formação”, “Investigação” e “Comunicação” através do desenvolvimento de atividades comunitárias. No âmbito da “Escola Saudável”, no município de Cascais, a “Dieta Mediterrânica” continuará a ser a grande temática a abordar no ano letivo 2020/2021 junto da comunidade escolar.

O programa MUN-SI tem como principal objetivo promover a saúde infantil e retardar a progressão do excesso de peso infantil através da adoção de um estilo de vida saudável.

Aulas de Alimentação Saudável
Dinamização de aulas no âmbito da Educação Alimentar no Centro de Educação Alimentar Vitamimos (Jardim Quinta da Alagoa)

Destina-se aos alunos do pré-escolar, 1º,2º e 3º Ciclo.