Cascais Sem Diabetes é um programa de combate à doença Diabetes no Município de Cascais, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, pelo ACES de Cascais e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e estrutura-se em torno de 3 eixos prioritários: Avaliação de Risco, Literacia em Saúde e Formação.

Tem como objetivo:
– Suster o crescimento da incidência da diabetes nos munícipes de Cascais;
– Garantir a melhoria da qualidade de vida dos munícipes que já sofrem de Diabetes.

Visite Cascais sem Diabetes

Avaliação de Risco consiste em avaliar o risco das pessoas de desenvolverem Diabetes, pelo que o Programa definiu dirigir a avaliação a munícipes, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, que se dirijam às Academias da Saúde do Hospital de Cascais, de Alcabideche, de Tires e da Quinta da Alagoa, às farmácias aderentes, às instalações das respostas sociais e às Juntas de Freguesia.

Para além da Avaliação de Risco, o Programa pretende implementar outro tipo de ações que vêm no seguimento dos Rastreios (ou não). Se o munícipe já tiver o diagnostico da diabetes pode ser encaminhado diretamente para o Espaço da Diabetes.

Após confirmação de diagnóstico por parte do ACES de Cascais, os munícipes poderão ser encaminhados para o Espaço da Diabetes ou para o Programa Cascais Mais Leve.

Relativamente ao Espaço da Diabetes o mesmo tem como objetivo  disponibilizar aos munícipes com diagnóstico Diabetes Tipo 2, seus familiares e cuidadores, um programa educativo para melhorar o controlo da Diabetes. O Programa Cascais Mais Leve é um programa educativo de prevenção da Diabetes dirigido a munícipes avaliados com risco acrescido Diabetes Tipo 2.

A Avaliação de Risco nas Academias da Saúde pode ser realizada nos seguintes dias e horários:

ACADEMIA DA SAÚDE
Quinta da Alagoa |  2ª feiras das 13h às 17h
Tires (Loja Cascais) |  3ª feiras das 9h às 13h e das 14h às 17h
Hospital de Cascais |  4ª feiras das 9h às 13h
Bombeiros Voluntários de Alcabideche |  2ª a 6ª feira das 9h às 13h

Consulte mais informação no site CASCAIS SEM DIABETES

CPID – CUIDADOS À PESSOA IDOSA COM DIABETES
Data:  31 de Maio a 14 de Junho

Público-alvo: 50 cuidadores formais e informais

Formação sobre cuidados a prestar à população idosa com diabetes, para melhorar a sua qualidade de vida e prevenir o desenvolvimento das complicações associadas à doença promover a qualidade de vida das pessoas idosas com diabetes, contribuindo para um envelhecimento mais saudável. Otimizar os conhecimentos e as competências dos profissionais que cuidam de pessoas idosas com diabetes.
Aspetos importantes no tratamento da diabetes – alimentação, exercício físico e insulinoterapia; técnicas de administração de insulina; vigilância e controlo da diabetes; importância da adesão à terapêutica; cuidados preventivos aos pés.

– 1 enfermeiro e 1 nutricionista
– 4 horas de ação de formação em formato e-learnng: visualização de vídeos explicativos com questionário posterior de avaliação de conhecimentos.

 

PÉ CASCAIS
Data:  14 a 28 de Junho
Público-alvo: 50 cuidadores formais (das instituições de apoio ao idoso da rede social de cascais)

Promover a saúde, prevenir feridas e evitar as amputações, apoiar as instituições que não têm respostas adequadas para a vigilância e tratamento do pé diabético, capacitar os funcionários das instituições para a vigilância e tratamento do pé diabético para prosseguirem autonomamente com os melhores cuidados preventivos.
É dirigidas aos cuidadores formais no sentido de melhorar os cuidados aos pés de pessoas com diabetes de alterações no pé que passam quase sempre despercebidas.

– 2 enfermeiros especialistas em pé diabético
– 3 horas de formação em formato e-learning: questionário de conehcimentos, visualização de vídeos explicativos e questionário posterior de avaliação de conhecimentos.

INSCRIÇÕES ATÉ 28 DE MAIO 2021
Email para dips@cm-cascais.pt  com os seguintes dados: Nome completo, contato, entidade
Mais informações: 214 815 295

Saiba mais junto da Academia da Saúde através de academia.saude@cm-cascais.pt ou em 214 815 511