Agenda

Protocolo de Vacinação Local

Protocolo com o Serviço Nacional de Saúde para agilizar a vacinação da população sénior e com doença crónica

Tem doença crónica? Tem 65 ou mais anos? Se a sua resposta é sim em qualquer destes casos, deve vacinar-se contra a gripe. A vacina contra a gripe sazonal ajuda a salvar vidas.

Em tempo de pandemia a Câmara Municipal de Cascais, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude estabeleceram um protocolo com o Serviço Nacional de Saúde para agilizar a vacinação da população sénior e com doença crónica. Fruto deste protocolo, a administração da vacina é gratuita para os utentes residentes no concelho, sendo assegurada pela CMC (90%) e pela Associação Dignitude (10%) (ler mais).

Entre em contacto com a farmácia da sua área de residência (ver abaixo) e agende a sua vacinação. Se passar pelo Covid-Bus tire senha e aguarde.

Para a vacinação deve ser portador(a) dos seguintes documentos:

. Comprovativo de morada ou Cartão Viver Cascais
. Cartão de Cidadão
. Comprovativo de que é doente crónico (mesmo que seja antigo)

FAQS SOBRE o Protocolo de Vacinação Local

. Que protocolo é este? Vem dar apoio ao SNS na administração do Programa de Vacinação gratuita contra a gripe sazonal para seniores (pessoas com 65 e mais anos) e doentes crónicos. A Câmara Municipal de Cascais, Farmácias do Concelho e Associação Dignitude associaram-se para garantir que a administração da vacina (habitualmente paga fora do SNS) seja gratuita para seniores e doentes crónicos residentes no concelho. Desta forma alivia-se a pressão sobre os Centros de Saúde ou Unidades de Saúde Familiar, especialmente sobrecarregados por causa da pandemia.

. Quem pode vacinar-se gratuitamente? Pessoas com 65 e mais anos, pessoas pertencentes a grupos de risco, residentes em Cascais, fazendo prova destas duas condições nos postos de atendimento.

. Onde podem vacinar-se? Numa das 42 farmácias de Cascais (todas se associaram) – por marcação nas farmácias da área de residência – e no Covid-Bus da Câmara Municipal de Cascais que vai circular por todas as freguesias a reforçar a vacinação em articulação com o ACES Cascais. Aconselha-se o munícipe a escolher uma farmácia da sua área de residência e que façam a marcação. No Covid-Bus, o munícipe deverá tirar uma senha e aguardar a sua vez.

. Quanto paga a CMC? A vacina contra a gripe sazonal é gratuita para seniores e doentes crónicos. Porém, a administração só é gratuita nos Centros de Saúde ou Unidades de Saúde Familiar. Nas farmácias tem habitualmente um custo de 2.5€. Com o presente protocolo, a Associação Dignitude assegura10%, a CMC os restantes 90% para que a vacina não tenha qualquer custo.

. Qual é o valor global do protocolo? 25 mil euros.

. Porquê? Mais uma resposta municipal para aliviar os centros de saúde, os hospitais e o SNS. Mais uma resposta para vencer a covid.

Consulte aqui as farmácias aderentes