Agenda

Covid-19 | Desconfinamento: Cascais vai testar toda a sua população

Testes Covid-19 a toda a população. Obrigatório registo em vivercascais.mobicascais.pt/
A Câmara Municipal de Cascais vai ser a primeira autarquia portuguesa e uma das primeiras a nível mundial a testar toda a sua população, avançando já na próxima semana, com testes serológicos capazes de avaliar com elevada precisão o número de potenciais infetados. Para tal, serão utilizados os testes desenvolvidos pela multinacional Roche Diagnósticos que detetam a presença de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2, permitindo à Câmara Municipal de Cascais obter informações sobre a prevalência desta doença nos mais de 200 mil habitantes de Cascais.

AGENDAMENTO TESTES ROCHE (deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2) 

Siga os passos (em caso de dúvida consulte perguntas e respostas): 

-Sem registo Viver Cascais e sem gratuitidade de transporte aprovado
1 – Efetuar registo
em https://vivercascais.mobicascais.pt/
2 – Aguardar validação do registo por mensagem de correio eletrónico
3 – Aceder ao site https://vivercascais.mobicascais.pt e fazer o pedido de serviço de gratuitidade de transportes e teste para deteção de anticorpos e respostas imunitária contra o SARSCoV2, anexar o comprovativo de residente. Aguardar aprovação por mensagem de correio eletrónico.
4 – Agendar o teste: pode ligar para a Linha Cascais – 800 203 186 (de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00) ou aguardar que lhe proponham, por email, uma data para o seu teste.

Nota importante: Uma vez validada a sua condição de residente no concelho reúne as condições para obter o  cartão Viver Cascais, sendo que há 2 opções:
a) Cartão físico, opcional (custo 7€). Permite viajar gratuitamente na rede municipal de transportes públicos rodoviários (carreiras que circulam exclusivamente dentro do concelho), podendo ser carregado com outros títulos válidos na Área Metropolitana de Lisboa, por exemplo, passe Navegante Municipal Oeiras ou com uma Assinatura – 1 zona da CP

b) Cartão digital, atribuído automaticamente (sem custos associados). Será disponibilizado brevemente na nova app MobiCascais. Permite viajar gratuitamente na rede municipal de transportes rodoviários (carreiras que circulam exclusivamente dentro do concelho) e aceder a outros serviços exclusivos para residentes do concelho, tais como o teste ROCHE de deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2.

Com registo e requisição de gratuitidade de transporte aprovado
Agendar teste através da Linha Cascais – 800 203 186 (de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00)

Um único elemento pode fazer o registo para toda a família. O resultado do teste é disponibilizado ao munícipe num espaço de 24h e será enviado por email.

Consulte aqui o tutorial onde explicamos os passos necessários para obter o seu cartão Viver Cascais e marcar o teste. Simples. Fácil. Rápido. Tenha já preparado o seu comprovativo de morada no concelho.

Este projeto conta com o apoio da Fundação Claude e Sofia Marion, bem como a parceria da Roche Diagnósticos, Germano de Sousa e Joaquim Chaves. Esta decisão surge na sequência de um estudo epidemiológico, com uma amostra aleatória de mais de 400 residentes em Cascais, que revelou que 0,7% das famílias desenvolveram anticorpos a esta doença. Dia 15 de maio foi assinado o Memorando de Entendimento entre as partes.

Os testes são gratuitos e serão realizados através de colheitas de sangue nos mais de 18 laboratórios, Germano de Sousa e Joaquim Chaves, localizados em Cascais. A Câmara Municipal de Cascais, adicionalmente disponibilizará equipas móveis de enfermeiros que se deslocarão às residências de grupos prioritários ou de risco, para aí procederem à recolha de amostras para análise.

Objetivo: 5.000 testes por semana

O objetivo da Câmara Municipal de Cascais é atingir os 5 mil testes semanais, capacidade máxima dos laboratórios nesta fase. Afinal, trata-se de uma operação de grande envergadura que exige logística pesada e complexa. Esta limitação de 5.000 testes semanais obriga a que a operação se desenvolva nos próximos meses, o que vai permitir também conhecer a evolução da pandemia na população de Cascais.

Testes com tecnologia inovadora

Os testes serológicos a utilizar no presente projeto, recentemente lançados pela Roche Diagnósticos, são uma tecnologia inovadora, que apresenta elevadas sensibilidade clínica e especificidade e será utilizado pela primeira vez em Portugal neste projeto em parceria com a CM Cascais e as restantes entidades.

Estes testes serológicos, vão ser executados pelos laboratórios Germano de Sousa e Joaquim Chaves Saúde, através de um acordo com a CM Cascais, para o qual contribui ainda um apoio financeiro da Fundação Claude e Sofia Marion. A autarquia considera fundamental um regresso faseado e criterioso das pessoas à atividade habitual, prevendo e salvaguardando riscos, mas sempre colocando a saúde dos nossos concidadãos em primeiro lugar e à frente de quaisquer outros critérios.

A ideia é obter um panorama mais realista sobre a prevalência de pessoas com potencial imunidade na população, permitindo preparar melhor o futuro. “Em Cascais continuamos a trabalhar nas diferentes frentes do combate ao Covid-19. Com equipas multidisciplinares e com vontade de, por um lado dar respostas de apoio pronto às populações, por outro, procurar estudar e investigar. O conhecimento é chave para encontrarmos soluções para diminuir o contágio. Tudo faremos para defender a população de Cascais e reduzir os riscos provocados por esta pandemia”, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara.