Agosto, Mês do Sol e do Lazer

Sol e Lazer

Da exposição prolongada ao sol podem resultar queimaduras solares que, para além de dolorosas, constituem um perigo com consequências nefastas para a sua saúde. Evite a exposição prolongada ao sol e, sobretudo, tenha em atenção:

-Evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas;
-As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição directa de crianças com menos de três anos;
-Sempre que andar ao ar livre, usar roupas que evitem a exposição directa da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Usar chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam protecção contra a radiação UVA e UVB. Esta protecção aplica-se, também, às crianças;
-Usar sempre protector solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência, igual ou superior a 30, e renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas), especialmente se estiver molhado ou se transpirou bastante. Quando regressar da praia ou piscina voltar a aplicar protector solar, principalmente nas horas de calor intenso e radiação ultravioleta elevada;
-Aumentar a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar).
-Evitar as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;-Os sintomas das queimaduras são pele vermelha, dolorosa e anormalmente quente, após a exposição solar. Após a queimadura pode ocorrer febre, bolhas na pele e dor intensa nas regiões afectadas.
Em caso de queimadura solar recomenda-se:
-Evitar nova exposição ao sol;
-Aplicar compressas com água fria;
-Não rebentar as bolhas;
-Não aplicar álcool, manteiga ou óleos gordos;
-Contactar o médico, sempre que necessário.

Fonte: Direção-Geral da Saúde

Sabia que…

A Organização Mundial de Saúde indica que existem 2 a 3 milhões de novos casos de cancro de pele no mundo, a cada ano, e em Portugal surgem anualmente 12 000 novos casos.
Estes números permitem dizer que em cada 3 novos diagnósticos de cancro, 1 é de cancro de pele.
A aquisição de hábitos saudáveis de exposição ao sol em idade infantil é muito importante, para que perdurem ao longo da vida e se diminua o número de casos da doença.

Consulte aqui as recomendações da Liga Portuguesa Contra o Cancro e cuide da sua pele!

Parques e Jardins

Em Cascais há muito que visitar e conhecer. Já conhece os espaços verdes disponíveis no concelho? Sabia que em Cascais pode fazer praia no parque? Conheça aqui os 15 parques no concelho onde pode fazer praia. Escolha o seu!

 

Conheça aqui os parques e jardins de Cascais

Praias

Em Cascais estão disponíveis praias para todos os gostos. Consulte aqui as regras de utilização e aproveite para relaxar.

Conheça aqui as praias de Cascais

Dias Comemorativos:

  • 08 De Agosto – Dia Mundial do Gato
  • 12 De Agosto – Dia Internacional da Juventude
  •  19 De Agosto – Dia Mundial da Fotografia
  • 23 De Agosto – Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição
  • 26 De Agosto – Dia Internacional da Igualdade Feminina
  • 26 De Agosto – Dia do Cão

Sugestões: