Novembro, Cascais, Cidade Amiga das Crianças

Cascais, Cidade Amiga das Crianças

Em 2017, como parte do Programa Cidades Amigas das Crianças, lançado pela UNICEF, a autarquia iniciou a candidatura de Cascais para reconhecimento como município Amigo das Crianças pelo Comité Português para a UNICEF. Assim, afirmamos o nosso compromisso com a implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança e reforçamos o trabalho que tem sido feito para ser um município no qual a voz, necessidades, prioridades e direitos da criança são parte integrante das decisões, políticas e programas, como resultado de uma política coordenada para crianças e adolescentes.

O compromisso com a participação de crianças e jovens na vida da comunidade é um dos elementos fundamentais deste programa e um elemento essencial para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento de um sentimento de pertença, reconhecendo as crianças e jovens como atores sociais. Para que esta participação seja eficaz, é essencial que criemos oportunidades e condições para que expressem a sua opinião e contribuam para as decisões políticas que as afetam no seu dia-a-dia no território de Cascais.

Um dos contextos de participação a realizar anualmente é o Fórum dos Direitos das Criança e Jovens, a 20 de novembro, assinalando o Dia Internacional dos Direitos da Criança.

O Dia Internacional da Criança, dia comemorado a 20 de novembro de cada ano, tem como objetivo promover a união internacional e a consciencialização da importância dos direitos das crianças e jovens de todo o mundo e de melhorar o seu bem-estar. É um dia de comemoração pelo progresso alcançado, mas, acima de tudo, é um dia para chamar a atenção para a situação das crianças mais desfavorecidas, para aumentar a consciencialização sobre os direitos da criança e consciencializar as pessoas sobre a importância de trabalhar no dia-a-dia pelo seu bem-estar e desenvolvimento.

Sabia que…

Neste mês de novembro Cascais junta-se às diversas iniciativas que ocorrem um pouco por todo o mundo, procurando trazer para a discussão os desafios e oportunidades que se colocam à realização dos Direitos das Crianças e Jovens em Cascais e este ano, em particular, ao Direito à Participação. Esta discussão contará com a participação de várias crianças e jovens de Cascais que irão refletir e partilhar as suas perspetivas e propostas.

Quer-se que Cascais seja um ótimo lugar para se ser criança ou jovem, um lugar que respeita e defende os direitos de todas as crianças e jovens, incentivando-os a expressar suas opiniões e a se envolverem ativamente nas decisões que afetam suas vidas. Por isso, todo o mês de novembro é dedicado à sensibilização sobre os direitos da criança e a reforçar às crianças e jovens que se valorizam as suas opiniões e direitos. O Mês dos Direitos da Criança de novembro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais em parceria de todas as entidades e serviços que implementam o Programa Cascais, Amiga das Crianças e a DYPALL Network.

O tema deste ano é “O Direito das Crianças e Jovens à Participação – os nossos interesses, necessidades e perspetivas fazem a diferença!”

Cadernetas Crescer Saudável

O projeto Crescer Saudável, promovido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Vitamimos, Mundo a Sorrir, Agrupamentos de Escolas do concelho, ACES Cascais, Associação PREVENIR, APSI, Instituto Português do Sangue, é dirigido ao 1º ciclo do ensino básico, contempla o universo das escolas públicas do concelho e assenta numa lógica aglutinadora de várias áreas temáticas da promoção da saúde como seja a prática de exercício físico, alimentação saudável, higiene oral e segurança infantil, entre outros, sendo que as turmas do 1º e 2º ano, terão um maior enfoque na saúde oral e nas turmas do 3º ano e 4º ano na alimentação saudável. As atividades serão dinamizadas por parceiros da Plataforma Saúde na Escola através de técnicos especializados, das entidades, Vitamimos e Mundo a Sorrir. As atividades serão desenvolvidas em sessões presenciais em articulação com cada professor titular de turma, tendo como material de suporte uma caderneta de atividades “Crescer Saudável”, por ano de escolaridade, que serão distribuídas a todos os alunos participantes. Os conteúdos serão abordados de forma lúdica, com recurso a destacáveis e autocolantes, numa lógica de jogo.

Caderneta 1º ano

Caderneta 2º ano

Caderneta 3º ano

Caderneta 4º ano

Cheque Dentista

Com vista à promoção da saúde oral das crianças do concelho de Cascais, o Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde desenvolveu um folheto informativo sobre o cheque-dentista.

O que é o cheque dentista?

É um documento que permite aceder a cuidados preventivos protegendo a criança de doenças orais (cáries…), efetuar tratamento precoce em dentes definitivos e adquirir hábitos saudáveis de higiene oral.

Quem tem direito?

Crianças e adolescentes com 7, 10 e 13 anos de idade que frequentem escolas públicas ou IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Saiba mais aqui 

Dias Comemorativos:

  • 01 De Novembro – Dia de Consciencialização do Stress
  • 08 De Novembro – Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis
  • 08 De Novembro – Dia Mundial da Radiologia
  • 12 De Novembro – Dia Mundial da Pneumonia
  • 14 De Novembro – Dia Mundial da Diabetes
  • 15 De Novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
  • 16 De Novembro – Dia Internacional da Tolerância
  • 17 De Novembro – Dia Mundial do Não Fumador
  • 17 De Novembro – Dia Mundial da Prematuridade
  • 20 De Novembro – Dia Internacional dos Direitos das Crianças
  • 21 De Novembro – Dia Mundial do Olá
  • 27 De Novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Sugestões: