Março, mês do Cuidador

CUIDADOR

Cuidador é toda a pessoa que assume como função a assistência a uma outra pessoa que, por razões tipologicamente diferenciadas, foi atingida por uma incapacidade, de grau variável, que não lhe permite cumprir, sem ajuda de outro(s), todos os atos necessários à sua existência, enquanto ser humano. (Oliveira et al., 2007)

A Lei n.º 100/2019, aprovou o Estatuto do Cuidador Informal, que regula os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, estabelecendo as respetivas medidas de apoio.

O Estatuto do Cuidador Informal explicita, entre outras medidas, um subsídio de apoio aos cuidadores, o descanso a que têm direito e medidas especificas relativamente à sua carreira contributiva. De acordo com a nova lei, a prova da condição de cuidador informal principal é feita oficiosamente pelos serviços competentes da segurança social. O cuidador principal é o cônjuge, unido de facto ou parente afim até ao 4.º grau da pessoa cuidada, que acompanha e cuida de forma permanente, que com ela vive em comunhão de habitação e que não aufere qualquer remuneração de atividade profissional ou pelos cuidados que presta à pessoa.

A atribuição de subsídio de apoio ao cuidador informal depende da apresentação de requerimento junto dos serviços da segurança social. A lei que cria o Estatuto do Cuidador Informal foi aprovada, por unanimidade, em 5 de julho, na Assembleia da República.

Estima-se que em Portugal existam entre 230 mil a 240 mil pessoas cuidadas em situação de dependência.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde

Saiba mais…

Cuide de Si

10 Passos para se tornar um cuidador mais saudável

Sente-se sobrecarregado por cuidar de outra pessoa ao ponto de negligenciar o seu bem-estar físico, mental e emocional?

Se não arranjar tempo para cuidar de si e das suas necessidades, pode estar a colocar a sua vida saúde em risco.

Saiba mais aqui

Escala de Zarit

-Escala de Zarit serve para avaliar os níveis de sobrecarga do cuidador

– A escala é composta por 22 questões cujas opções de resposta são “Nunca”, “Raramente”, “Às vezes”, “Quase sempre”, “Sempre”

-Nos casos em que o mesmo cuidador preste cuidados a dois indivíduos dependentes diferentes, o cuidador deverá preencher dois questionários diferentes.

Consulte aqui a Escala de Zarit

Dias Comemorativos:

  • 08 De Março – Dia Internacional da Mulher;
  • 14 De Março – Dia da Incontinência Urinária;
  • 17 De Março – Dia Mundial do Sono;
  • 19 De Março – Dia do Pai;
  • 20 De Março – Dia Internacional da Felicidade;
  • 21 De Março – Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial;
  • 21 De Março – Dia Internacional da Síndrome de Down;
  • 24 De Março – Dia Mundial da Tuberculose.

Sugestão: