Promoção da Saúde nas Escolas

Projetos de Saúde Mental

Literacia em Saúde Mental no Concelho de Cascais
Este projeto tem como objetivos aumentar a literacia em saúde mental nas escolas através da capacitação dos professores contribuindo para a implementação de ações que visam a promoção da saúde mental nos jovens e a melhoria da qualidade da referenciação. Pretende desenvolver ações de formação dirigidas a professores no âmbito da literacia em Saúde Mental nos jovens e ações de sensibilização dirigidas aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, bem como a avaliação do nível de conhecimento e atitudes dos jovens na área da Saúde Mental.

Destina-se aos alunos do 3º ciclo, ensino secundário e técnicos de educação dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas do Concelho de Cascais.

Programa que promove o ajustamento psicológico das crianças tendo como principal objetivo, o desenvolvimento e a promoção de competências psicossociais, capacitando-as para a tomada de decisão e resistência às pressões dos pares. É destinado a crianças e a Técnicos de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem um caráter longitudinal, sendo a sua duração de 4 anos. A Formação do Projeto “Crescer a Brincar” é creditada pelo conselho científico – pedagógico de Braga.

Destina-se aos Técnicos de Educação e Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas, do Concelho de Cascais.

Programa longitudinal com a duração de dois anos, acompanhando os alunos ao longo do 2º Ciclo do Ensino Básico. Partindo de uma intervenção educativa no 5º ano, através da promoção de hábitos de vida e da promoção de competências psicossociais (e.g. autocontrolo, autoestima, gestão emocional), no 6º ano, é desenvolvida uma intervenção mais específica e orientada para a resistência da pressão dos pares, para a tomada de decisão, para as temáticas da adolescência e da sexualidade e para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, nomeadamente do tabaco. A Formação do Programa “Eu Passo…”. Este Projeto é creditado pelo Conselho Científico – Pedagógico de Braga.

Destina-se aos Técnicos de Educação e Alunos do 2º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas, do Concelho de Cascais.

Programa de promoção da saúde e de desenvolvimento pessoal e social, proporcionando uma atitude participativa na mudança dos jovens de modo a reforçar os seus fatores de proteção. Implica uma ação de formação, na modalidade de Oficina (30 horas de formação presenciais e 30 horas de trabalho autónomo de aplicação com os alunos), no âmbito da metodologia de dinâmicas de grupo na área de temas preventivos, nomeadamente: a identidade, a comunicação e a relação, o grupo e a aventura.

Destina-se a técnicos de educação e alunos Ensino Básico dos2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas, do Concelho de Cascais.

É um jogo que poderá ser integrado na família dos Jogos de Personagens, no qual o jogador é um personagem de uma história, cujo desenrolar vai influenciando com as suas decisões, ideias e formas de estar. É uma experiência de grupo (equipas com cerca de 6 jogadores), destinada a jogadores dos 8 aos 80 anos, conduzida por um Mestre de Jogo e na qual a aventura se confina a uma sala, colorida pela imaginação de cada um.

Destina-se aos Técnicos de Educação e Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas, do Concelho de Cascais.

Ver, Ouvir e debater Saúde Mental
Visa promover a discussão informada em torno da Saúde Mental. A partir do visionamento de filmes, os alunos participam num diálogo com técnicos de saúde e intervenção social, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e o debate entre pares.

Destina-se aos alunos do Ensino básico do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas do Concelho de Cascais.

Tem como objetivo potenciar os valores de equilíbrio, otimismo e resiliência, através do reforço do desenvolvimento do potencial das crianças (1º ciclo) e adultos (pessoal docente/não docente e encarregados de educação), promovendo o seu equilíbrio emocional e bem-estar. Pretende igualmente reforçar as competências dos professores na área do desenvolvimento de técnicas de relaxamento, concentração e promoção de autoestima.

Destina-se aos alunos e técnicos de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas Públicas e Escolas Privadas do Concelho de Cascais.

Programa apresenta como principal objetivo a consciencialização para a temática da inclusão social (promoção de educação social), no entanto, é através do desenvolvimento de competências sociais como o conhecimento de si e do outro e a capacidade de trabalho em equipa que conseguimos dinamizar o grupo e promover o desenvolvimento de competências relacionais e emocionais. Para além disto, surgem novas formas de pensar e abordar a pessoa com deficiência com o intuito de encurtar distâncias relacionais e promover uma maior inclusão social na escola.

Destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclo.