Dicas em Saúde

Saúde em Casa

Reduza o desconforto nas suas mãos ao segurar ou usar objectos como facas, tachos, frigideiras e panelas, enrolando com um material almofadado, como espuma, as pegas desses objectos. Procure no mercado ferramentas adaptadas, com pegas maiores, e produtos de apoio – por exemplo para a abertura de frascos – que permitem reduzir o esforço realizado pelas articulações mais pequenas, como as dos dedos. Existe uma vasta oferta de produtos que podem fazer a diferença na sua vida diária.

Recurso:
Arthritis tip sheet, da American Ocupational Therapy Association

À medida que envelhecemos e que o nosso corpo e mente vão mudando, a nossa casa pode precisar de ser adaptada, de modo a reduzir riscos, manter a acessibilidade e continuar a seu um espaço confortável. Permanecer em sua casa mesmo numa idade mais avançada pode ser possível se tiver o cuidado de, antecipadamente, realizar um diagnóstico das necessidades de adaptação da sua casa. Não deixe para depois. Marque o seu checkup.

Actualmente muitas pessoas optam por usar apenas um computador portátil. No entanto, a utilização deste tipo de computador por períodos longos causa posturas inadequadas e surgem frequentemente queixas como as dores nas costas, ombros ou pescoço. Para evitar esta situação, pode adaptar o seu computador portátil, elevando-o, acrescentando-lhe um cabo usb e um teclado, e usando um apoio de punho. Veja o vídeo e crie uma estação de trabalho mais saudável.

Recurso:

Quando se procura transformar uma casa de forma a promover a acessibilidade da mesma, tendo em conta não só o presente mas também o futuro, a entrada principal e os acessos exteriores representam umas das primeiras áreas a ter em consideração. Degraus, largura e movimento das portas, maçanetas, escadas, rampas, elevadores e assessores exteriores devem ser objecto de análise e adaptação.

  • Transporte todos os utensílios de que necessita devidamente acondicionados numa só viagem
  • Ao usar a vassoura ou a esfregona, evite segurar no cabo abaixo da linha da cintura.
  • Sempre que possível, use tanto a mão direita quanto a esquerda para limpar (por exemplo uma mesa ou uma janela), alternadamente e com movimentos simétricos.
  • Para conservar energia, lembre-se que há partes da limpeza que pode fazer em posição sentada.
  • Nas casas de banho, use uma esponja com um cabo extensível para chegar mais facilmente a todas as superfícies.
  • Para espremer a esponja não use os dedos mas antes a palma da mão, pressionando-a de encontro a uma superfície.
  • Ao lavar janelas ou paredes, trabalhe de cima para baixo, tirando partido da gravidade.