Dicas em Saúde

O Meu Corpo

1 – Escolhe sempre praias vigiadas e vai sempre acompanhado à água. Se te perderes vai ter com o nadador-salvador. Obedece sempre às suas ordens. É ele que sabe tudo sobre a segurança na praia.

2 – Cumpre a sinalização das bandeiras. Não te esqueças!

VERDE- Mar bom. Podes nadar

AMARELA- Atenção! Cuidado com o mar

VERMELHA- Mar perigoso. Não podes nadar

XADREZ – Atenção! Nadador- Salvador não está

3 – Usar sempre protetor solar. Coloca em casa e a cada 2 horas ou quando saíres da água pede para voltar a colocar. E não te esqueças do rosto e dos ombros…

4- Avisa os teus pais – as melhores horas para aproveitar a praia é antes das 11h00 e depois das 17h00.

5 – Usar roupas claras e chapéu na cabeça.

6 – Na praia bebe muita água para manter o teus corpo hidratado e evita as bebidas com açúcar.

Recurso:

Proteção Solar

1 – Sabia que com a chegada do frio temos de ter cuidados especiais? Na hora do banho evite temperaturas altas da água do chuveiro e utilize pouco sabonete para evitar o ressecamento da pele.

2 – Sabia que apesar da chegada do frio deverá beber pelo menos ½ litro de água? A hidratação diária é fundamental e a água poderá ser substituída por chá verde ou infusões. Não os beba demasiado quentes.

3 – Sabia que com a chegada do frio os lábios ficam mais sensíveis? O vento, o frio, o pó, entre outros, agridem e ressecam muito os lábios. Mantenha-os hidratados usando um protetor labial ou um baton, para manter uma película protetora e bastante hidratação.

4- Sabia que, apesar da chegada do frio, não devemos esquecer o uso de protetor solar? A emissão de raios ultravioletas ocorre todo o ano e, por isso, é importante usar um filtro solar para prevenir lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele.

5 – Sabia que no Inverno devemos abrir as janelas? Se deixar as janelas sempre fechadas há mais probabilidades de desencadear doenças alérgicas como a rinite. Coloque um bom agasalho e areje a sua casa durante algum tempo. Este conselho também serve para o seu local de trabalho.

6 – Sabia que uma das razões para nos constiparmos é a variação de temperatura a que sujeitamos o nosso corpo? Sempre que mudar de um ambiente quente para um mais frio agasalhe-se!

7 – Sabia que pode atenuar os sintomas de uma gripe ou de um resfriado se se vacinar? Especialmente no caso das crianças e dos idosos a melhor forma de combater uma gripe é estar vacinado. Vá até ao seu posto de saúde e informe-se.

8 – Sabia que com a chegada do frio o ideal é consumir alimentos que possuam vitamina C, como laranjas e brócolos? A vitamina C protege o nosso sistema imunológico.

9 – Sabia que as sopas devem ser o alimento mais consumido durante a época do frio? Inclua sempre legumes, hortaliças e fruta na sua alimentação. Não consuma alimentos com excesso de gorduras.

• Dores nos ombros e costas, braços dormentes, músculos enfraquecidos, posturas desadequadas. Estes são alguns dos sintomas que muitas crianças e jovens estudantes apresentam depois de usarem mochilas pesadas. Os pais podem tomar mediadas para ajudá-los a colocar a carga e a usar as mochilas de forma a evitar problemas. Porque muito fixe mesmo é não deixar a saúde interferir com o sucesso escolar.

Encher a mochila:

  • Uma mochila escolar não deve pesar mais de 10% do peso do estudante. Se a criança pesar 45 kg não deve carregar mais de 4,5 kg.
  • Os itens mais pesados devem ser colocados junto às costas do estudante (na parte de trás da mochila).
  • Coloque os livros de forma a não escorregarem e baloiçarem de um lado para o outro.
  • Verifique o que anda na mochila. Ele/ela precisa mesmo de tudo para as actividades diárias?
  • Se a mochila estiver demasiado cheia ou pesada, é preferível retirar uma parte da carga.
  • Considere a possibilidade de usar uma mochila com rodas.

Usar a mochila:

  • Distribua o peso uniformemente, usando as duas alças. Usar apenas uma pode fazer com que a criança se incline para um dos lados, causando um encurvamento da coluna, dor e desconforto.
  • Escolha uma mochila com alças bem almofadadas. Os ombros e pescoço têm muitos vazos sanguíneos e nervos que podem causar dor e dormências no pescoço, braços e mãos quando é aplicada demasiada pressão.
  • Ajuste as alças para que a mochila fique colocada bem perto das costas. Uma mochila que pende pode puxar a criança para trás e esforçar os músculos.
  • Escolha uma mochila com cinto na cintura. O uso deste cinto ajuda a distribuir o peso uniformemente e evita que a mochila oscile..
  • A parte inferior da mochila deve ficar perto da linha da cintura, nunca mais de 10 centímetros abaixo desta.
  • As mochilas escolares têm tamanhos diferentes para diferentes idades. Tenha este factor em atenção quando escolher a mochila.

Recurso

Este inverno evite ficar com gripe. Cuide de si e proteja os outros: Vacine-se, lave as mãos e tape o nariz e a boca sempre que tossir ou espirrar.

Recurso:
Gripe

O acesso à vacinação é reconhecido em Portugal como um Direito Fundamental!

“Através da vacinação milhões de crianças foram salvas e tiveram a possibilidade de viverem com mais saúde, mais tempo e melhor, uma vez que foram maiores as hipóteses para aprender, brincar, ler e escrever, sem sofrimento”.
– Nelson Mandela

Recurso:
Programa Nacional de Saúde 2017, da Direcção Geral da Saúde
Top Ten Reasons to Protect Your Child by Vaccinating

Tem como obetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, sendo fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).

A vacinação inicia-se no mês de outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano, estando a  vacina disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco.

Recursos:
DGS
Gripe 3
Gripe 4
Gripe 5

O AVC é uma doença provocada pela interrupção ou bloqueio súbito da irrigação sanguínea cerebral, causada por um coagulo ou uma hemorragia. Veja quem está em risco, quais os sinais de alerta e como agir!

Recurso:
Folheto Dia Nacional do AVC