Agenda

Movimento Cuidar dos Cuidadores informais

Cascais reconhecida a nível nacional
Cuidar de quem Cuida, este foi o reconhecimento que Cascais alcançou na sequência da candidatura à 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), sendo uma das 24 autarquias selecionadas pela rede.
Esta avaliação foi a recompensa do trabalho realizado pelo projeto “Cascais Cuida – Programa para cuidadores informais”. Este projeto visa apoiar os familiares ou outros não enquadrados em atividades profissionais e remuneradas do cuidar, que se assumem como responsáveis pela organização e prestação de cuidados a pessoa em situação de dependência. Este apoio é prestado em parceria com entidades locais – que visa o descanso ao cuidador informal, formação e programa de apoios psicoterapêuticos. (Veja mais aqui)
A partir de agora, a autarquia poderá usar o selo de mérito nas redes sociais, website ou em outros suportes da Câmara Municipal de Cascais.
Sobre o Cascais Cuida – Programa para cuidadores informais
Em parceria com entidades locais a autarquia promove as seguintes medidas de apoio: Descanso ao cuidador informal | Formação | Programa de apoios psicoterapêuticos
CUIDADOR INFORMAL
Familiar ou outro não enquadrado em atividade profissional e remunerada do cuidar, que se assume como responsável pela organização e prestação de cuidados a pessoa em situação de dependência.
OBJETIVOS:
– Capacitar o cuidador na prestação de cuidados
– Reduzir a sobrecarga do cuidador na tarefa de cuidador na tarefa de cuidar
– Integrar o cuidador numa rede de apoio
ONDE SE PODE CANDIDATAR:
– Loja Cascais Tires: Praça Fernando Lopes Graça, 156 A, Tires, 2785-625 S. Domingos de Rana
– Loja CascaisShopping | Centro Comercial CascaiShopping | Piso 0
– Loja Cascais: Edifício Cascais Center Rua Manuel Joaquim Avelar, n.º 118 piso 1 2750-281 Cascais
– Junta de Freguesia da área de residência
– Academia da Saúde | Hospital Dr. José de Almeida
– Academia da Saúde | Loja Cascais | Tires
– Academia da Saúde | Vitamimos| Quinta da Alagoa Carcavelos
Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais 
Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais foi lançada a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.
A RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.
Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais 
Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis. Desta forma foi lançado, em 2020, no País um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai ou da mãe.
MS/CMC