Agenda

Estratégia Local de Promoção da Saúde

Cascais apresenta resultados e prepara futuro
Analisar resultados e preparar o futuro. Este foi o mote da apresentação do Livro Estratégia Local de Promoção da Saúde 2016/2020 e dos objetivos definidos para os próximos 4 anos – 2021/2025, na área da Saúde.
“Cascais foi pioneiro ao criar o Fórum Municipal para a Promoção da Saúde e ao definir uma estratégia que envolveu as entidades e a comunidade”, refere Frederico Pinho de Almeida, Vereador com o Pelouro da Saúde da Câmara de Cascais. “O Balanço da estratégia de 2016-2021 não podia ser mais positivo, pois fomos pra lá do que tínhamos definido” conclui.
Com uma plateia composta por vários responsáveis de entidades ligadas à saúde e à comunidade Cascalense, foi feito o balanço de quatro anos deste plano. Com a sua criação em 2015, o Fórum Municipal para a Promoção da Saúde, representa uma abordagem inovadora a nível nacional enquanto plataforma de diálogo e planeamento intersectorial.
Formada por 56 entidades membros do setor público local e organizações com e sem fins lucrativos, partilham princípios e orientações comuns na promoção da saúde.
Para o futuro, nos próximos quatro anos (2021-2025) o desafio ainda é maior. Desta forma, foram definidos 4 eixos de ação:
– Comportamentos e Hábitos de Saúde
 – Acessibilidade em Saúde
 – Cidadania em Saúde
 – Qualidade de Vida Sustentável
Sendo que deste resultam 9 áreas prioritárias de intervenção:
– Nutrição
– Atividade Física
– Saúde Oral
– Sono
– Saúde Sexual e Reprodutiva
– Higiene Mental
– Vida Profissional e Familiar
– Sustentabilidade Ambiental
– Mobilidade Condicionada
Porque a promoção da saúde é essencial.

MS/CMC

Consulte aqui o vídeo da apresentação do livro “Estratégia Local de Promoção da Saúde 2016 – 2020 Um percurso de descoberta”