Agenda

Cascais Saudável

Neste 10 de maio Cascais sai à rua para promover a saúde. O desafio “Cascais Saudável” está lançado para o Parque Municipal da Quinta da Alagoa onde, das 9h00 às 17h00, alunos de diversas escolas vão dar o exemplo. Abertas também ao público em geral as atividades incluem a inauguração, às 11h30, do terceiro espaço concelhio da Academia da Saúde que passa a funcionar no Quiosque do Parque.

Criado pelo Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde para promover a literacia em saúde junto dos munícipes em geral, o desafio utiliza jogos e dinâmicas para reforçar a informação e o conhecimento em torno da saúde individual.

Aos participantes é entregue um passaporte que devem usar na sua viagem por 12 postos assegurados por parceiros que, em Cascais, juntamente com a Câmara Municipal, trabalham a questão da saúde.

Cada posto significa um desafio e um carimbo. No final da viagem, além de uma recordação, terão um dia rico dedicado à promoção da saúde para partilhar.

Aproveitando o dia de festa, às 11h30 será inaugurado o terceiro espaço da Academia da Saúde, que passa a funcionar no Quiosque do Parque dinamizado pelo parceiro Vitamimos. Elevam-se, assim, para três, os espaços de atendimento presencial ao dispor dos munícipes (já existem na Loja Cascais em Tires e no Hospital de Cascais).

Escolas presentes: Secundária de Alvide, Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Frei Gonçalo de Azevedo, Cooperativa de Ensino Eramos Um, EB Talaíde, Arneiro, Trajouce e Alvide

Temáticas abordadas: A importância de beber água, Clínica de segurança, Desenvolvimento de competências pessoais e pessoais, Como escolher e adaptar uma mochila escolar?  Avaliação da Tensão Arterial, Escolinha de trânsito e bicas para todos,  Saúde oral, Mochila de emergência, Alimentação Saudável e Desafios saudáveis (jogo criado pela Câmara Municipal de Cascais)

Parceiros envolvidos: ACES-Cascais, APSI, ARISCO, Eu Consigo!, Fundação Portuguesa de Cardiologia, Instituto Português do Sangue, MobiCascais, Mundo a Sorrir, Proteção Civil, Vitamimos, Plataforma Saúde na Escola.

O Cascais Saudável é uma iniciativa no âmbito da Estratégia Local de Promoção da Saúde 2016/2020. Mais informação